Resenha: "Ataque Fegatello" - Teresa Helsen



Vingança e paixão marcam essa história da série Scrupulo.

Seth Cunnings, chefe da empresa de tecnologia e segurança Blue Velvet, e Claudia Cazarotto, contadora da empresa, decidem viajar juntos para o Brasil com o intuito de firmar uma parceria com Russiano, o governador de São Paulo. Porém, não será apenas de trabalho que ambos irão se ocupar, pois com o desenrolar da intimidade e do conhecimento sobre o outro surge um envolvimento romântico entre o casal da Blue Velvet.

Embora haja confiança entre Seth e Claudia - afinal, foi ela quem arrumou o contato no Brasil, sua terra natal - as saídas misteriosas da contadora fazem com que Seth fique desconfiado e comece a procurar por possíveis respostas para tais atos. É através dessa curiosidade que ele constata que Claudia está realmente guardando um segredo que envolve um trabalho particular e, possivelmente, uma vingança. Estará nas mãos de Seth conversar com Claudia sobre o assunto e decidir se deve ou não ajudá-la em seu objetivo.

Em Ataque Fegatello, diferente dos demais, há uma visão exclusiva de um personagem, tendo assim uma narração em 1º pessoa de Seth Cunnings. A história é embalada por uma conspiração política e uma ambientação ao estilo pulp noir. De um lado somos levados à cumplicidade entre Seth e Claudia; enquanto do outro somos colocados no meio de uma relação embasada em traição e mentiras. Qual dos dois lados se manterá em pé?

Sendo a história mais curta entre as três da série Scrupulo, não há necessidade em me estender sobre o enredo. Basta saber que aqui, novamente, terá um mistério para ser desvendado e uma intriga para ser resolvida. A autora mescla essas duas características à política brasileira, deixando claro a podridão e o roubo que envolvem nosso governo.

Para quem ainda não leu os outros dois contos - I Put A Spell On You e Olhos Verdes - poderá estranhar as revelações sobre o passado de Claudia e o motivo pelo qual a fez sair do Brasil, indícios que são meticulosamente dispostos nas outras histórias. Porém, para quem já conhece um pouco dos sofrimentos passados da personagem, aqui contém com mais detalhes o desespero e a injustiça que ocorreu com a contadora.

"A grande ruína de homens poderosos é subestimar a pessoa que está ao seu lado. Se tem alguém que o conhecerá, é a pessoa que divide os lençóis com você."

Meu adeus momentâneo para a série Scrupulo.

Conclui a série Scrupulo, ao menos por enquanto, e gostei das histórias em que me envolvi. Todas conseguiram me entreter, mesmo que de maneiras distintas, e fazer com que eu me sentisse próxima dos personagens, deixando assim uma parcela de saudades ao final da leitura. No momento eu não sei o que farei sem as aventuras e os mistérios da Claudia. Sei que há um livro em andamento no Wattpad sobre o passado da personagem em terras brasileiras, mas por ser longo ainda não tenho previsão de quando o lerei.

Por ser a visão pessoal de Seth, fiquei bastante curiosa para saber como o homem via a contadora e como faria para aproximar-se dela no quesito romântico. Infelizmente, para mim, isso ficou a desejar. No prefácio desse conto revela um envolvimento romântico entre os dois, porém foi algo que não vi e nem senti acontecer durante a história. Não senti química entre o casal e nem percebi o primeiro passo de Seth em relação a isso. Não há detalhes, e, sim, apenas indícios, o que me deixou decepcionada. Mesmo que não seja uma história sobre amor, queria um pouco mais de foco no desenvolvimento da relação amorosa.

Também senti que a história foi curta e rápida demais, podendo ter sido um pouco mais explorada com a inclusão de algumas páginas e detalhes a mais. A motivação de vingança da Claudia é ótima e com certeza me convenceu, então gostaria de ter visto mais disso, principalmente sobre o desenrolar das ações e sobre o desfecho, o qual é relatado muito por cima. 

Mas, mesmo com esses detalhes, a leitura me agradou e me conquistou. Sendo uma história curta, com menos de 100 páginas, a leitura flui ainda mais rápida do que as demais e nos deixa com um gostinho ainda maior de saudades. Adorei ter conhecido a série e espero em breve ler outras histórias dentro desse mesmo universo! É uma indicação certeira para aqueles que procuram por histórias curtas que, independente da rapidez e do tamanho menor, geram um impacto em si.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Image
A autora Thainá Christine

Professora, revisora e escritora de terror. Adora se aventurar em histórias de terror e apreciar os clássicos do gênero. Preza pela representatividade e construção de personagens femininas bem construídas. Espalha Literatura por aí e coleciona autoras inspiradoras.

Conheça minhas obras