Resenha: "Noites de Verão" - Luísa Aranha


Noites de Verão é uma antologia que reúne o total de 26 textos, intercalando entre contos e crônicas e sendo divididos em dois subtítulos: Causos e Prosas. 

No primeiro subtítulo, Causos, encontramos um leque diversificado de contos, onde grande parte focará em histórias sobre o cotidiano, o dia-a-dia de uma pessoa e encontros e desencontros do amor. Recheado com muito bom humor, esses contos irão intercalar em narrações em 1º e 3º pessoa. Já no segundo subtítulo, Prosas, o gênero utilizado pela autora será a crônica, explorando temas também como o cotidiano, o dia-a-dia e as fases da vida, mas colocando em foco situações que todos nós passamos, sejam boas ou ruins, felizes ou que tragam tristeza/raiva, tudo contendo uma dose de bom humor. Nesse caso, as crônicas são narradas em 1º pessoa.

A autora Luísa Aranha escreve no blog Causos & Prosas, daí já podemos ver uma grande ligação entre os dois nomes, do blog e da antologia. A escrita da Luísa tem um ritmo rápido, com fluidez leve e palavras de fácil entendimento, sendo assim adequado para um leque diverso de idadesO bom humor é frequente na maioria dos textos, fazendo com que o leitor se divirta e dê boas risadas com as histórias, algumas trazendo até mesmo um pensamento de identificação pessoal, pois pelo menos uma das situações retratadas já deve ter acontecido com você.

Os meus textos preferidos da antologia foram: 
O fim do papel higiênico e outras conspirações universais, sobre vários acontecimentos do dia-a-dia que nos deixam com muita raiva, mas que ao mesmo tempo arrancam gargalhadas no futuro. Esse em particular eu li justamente no dia em que um dos acontecimentos do conto havia me pregado uma peça, então, acabei rindo inconscientemente da minha "desgraça". Foi o meu preferido;

Dar perdas que a gente tem na vida, sobre perder alguém que amamos. Esse me tocou particularmente e intensamente, pois perdi alguém muito especial no ano passado e por isso me vi na dor e saudade da narradora;

Essa noite sonhei com você, um sonho lúcido sobre a necessidade da presença daquele alguém. Um texto bonito e cheio de saudade, que relata a vontade de estar no braço da pessoa amada;

Sou marciana, e daí?, um texto reflexivo e cheio de bom humor sobre uma ET que mora no Brasil, mas não se sente parte da população, pois tem muitos pensamentos diferentes do povo brasileiro. É engraçado e dá até mesmo para nos identificarmos com algumas situações citadas. Eu me identifiquei e involuntariamente me descobri como uma ET de outro planeta;

e A nossa sala de estar, um texto sobre ausência. É tocante, emocionante e com muita melancolia. Mostra a falta que uma pessoa faz e o vazio que é deixado pela ausência dela, como se tudo estivesse faltando, mas ao mesmo tempo tudo fizesse parte dela e lembrasse ela.
"O amor pode nunca ter um fim. Ele nos acompanha pra sempre e a gente só sabe que é amor de verdade quando, apesar de tudo, ele sobrevive. Atravessa a carne. Chega aos céus e volta à Terra em questão de segundos. E mesmo com desilusões, separações, dificuldades, pedras no caminho e montanhas enormes para escalar, ele sobrevive. E sobrevivendo se torna mais forte. Mais impetuoso e mais tranquilo também."

O que achei da antologia:
Foi o meu primeiro contato com a escrita da Luísa, a nova parceira aqui do blog, e acredito que foi uma boa maneira de começar. Eu gosto bastante de ler contos e crônicas e, ao meu ver, dá para conhecer muito bem a escrita do autor apenas tendo contato inicialmente com esses textos menores, para futuramente ingressar em romances e histórias mais elaboradas. Já tenho outras histórias da autora para ler e essa antologia me deu a curiosidade que eu precisava para começa-las.

Os textos são curtos e por isso acabam deixando um "gostinho de quero mais", como o que iria acontecer futuramente com os personagens ou como seria se a história tivesse uma continuação. Eu gostei do tamanho de cada história, até porque o livro tem mais de 20 no total e talvez ficasse muito cansativo se fossem textos mais extensos e complexos. Isso de ser curto faz com que a leitura pareça rápida e que avance uma grande porcentagem por página. Eu tive alguns problemas durante a leitura que não me fizeram ter uma leitura tão fluida como deveria, mas foi um problema pessoal, que logo explico abaixo, e que pode não se repetir com outros leitores. Então, a leitura irá fluir de acordo com a sua maneira pessoal de leitura, sendo até mesmo aquele estilo de livro que dá para ler todo em apenas um dia (caso você queira e tenha tempo sobrando).

Infelizmente há erros de revisão que me incomodaram em várias partes, como vírgula em lugar errado ou palavras escritas erradas, e a diagramação do e-book não está boa, ou pelo menos a que abriu no meu aplicativo do kindle não estava. O e-book estava desconfigurado e com os títulos junto aos textos, o que dificultava em saber quando terminava e começava. Teve até um momento singular em que li três contos seguidos pensando que era apenas um, pois o título emendava no parágrafo e não dava para distinguir. Tive que fazer a leitura novamente e agora da maneira certa. Isso me incomodou e me atrapalhou. Arrisco até em dizer que esse foi um dos motivos para a minha leitura ter sido tão lenta, mesmo o livro tendo em torno de só 65 páginas.

Mas no geral foi uma boa experiência de leitura, pois foi algo mais leve, sem forçar a mente e para me absorver um pouco de histórias mais intensas e "perturbadoras" (que mexeram profundamente comigo durante o ano passado e não saíram da minha cabeça). Foi essencial para acalmar meus nervos depois do fim de período da faculdade e iniciar as férias, já que li no mês de dezembro. Uma ótima indicação para aqueles que procuram por uma história leve, rápida, engraçada e que pode lhe tirar de uma ressaca literária.

Clique aqui para adicioná-lo à sua estante no Skoob e aqui para comprá-lo.
"Se todas as coisas no mundo se movem, por que nós temos que ser estáticos?"

Me acompanhe nas redes sociais:

CONVERSATION

2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Obrigada pela paciência de me ler e pelas palavras gentis! Vou verificar as questões da revisão e diagramação, mas estou com uma leve sensação que foi pra vc uma versão de testes e não a mesma que está na amazon!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso! Obrigada você pela paciência em esperar minhas leituras, já que sou totalmente devagar, hahaha. E eu imaginei que tivesse acontecido algo similar com a minha versão, até achei que o problema era no meu aplicativo. Que bom que a versão para compra está ok.
      Foi ótimo ter o primeiro contato com suas histórias! ♥

      Excluir

Sponsor