#MaratonaMacabra: "O Chamado de Cthulhu" - H. P. Lovecraft

Reprodução: Google
O Chamado de Cthulhu
Autor: H. P. Lovecraft
Minha classificação: ★ (5/5)

O conto
Com a morte inesperada e misteriosa do seu tio-avô George Gammell Angell, famoso professor de Línguas Semíticas na universidade em Providence, o narrador-personagem é quem fica responsável por todos os bens do falecido. Dentre os objetos, é encontrado uma caixa trancada, que o narrador, curioso, decide abri-lá e tomar conhecimento do que foi guardado dentro com tanta precaução.

Dentro da caixa o homem encontra: recortes de jornais; documentos pessoais, onde o principal intitula-se "Culto de Cthulhu"; e uma escultura aterradora com o formato de um corpo humanoide coberto por escamas e asas, uma cabeça com tentáculos parecidos com de um polvo e enormes garras que saem de suas patas traseiras e dianteiras.

Deixando a curiosidade invadir, o homem decide então ler os papéis que estavam trancados na caixa e saber um pouco mais sobre o tal culto de Cthulhu. Embora a princípio as informações parecessem ter um teor falso, ao analisar com mais profundidade e iniciar pesquisas sobre os nomes envolvidos ao lado do seu tio-avô o narrador descobriu que aqueles papéis continham algo muito maior do que a nossa pequena mente pode absorver.

Narrado em 1º pessoa, o conto O Chamado de Cthulhu é intenso, descritivo e arrebatador, fazendo com que ao final da leitura o leitor se sinta insignificante perante a imensidão de outros mundos e o poder magnífico de outros seres. Por mais que tenhamos em mente que a história é uma ficção, cabe ao leitor acreditar ou não na filosofia transmitida por Lovecraft.

"As ciências, cada uma enveredando por seus próprios caminhos, até o presente momento, nos causaram pouco dano; mas algum dia, a reunião de conhecimentos dissociados revelará perspectivas tão aterradoras da realidade, e da nossa fragilidade dentro dela, que ou enlouqueceremos diante da revelação ou fugiremos da luz para nos escondermos na paz e segurança de uma nova era das trevas."

Minha opinião
Mal terminei de ler o último conto da maratona e já estou sentindo saudades dela. Primeiramente gostaria de agradecer a Eduarda pela oportunidade de parceria e também as meninas que participaram conosco. Foi muito bom ter esse contato mais próximo com Youtubers que acompanho e admiro. E também foi ótimo tirar esse tempo em outubro para ler alguns contos do Lovecraft, algo que, provavelmente, eu não teria feito com tanta disciplina. Por mais que eu adore as histórias do autor, outras histórias vão passando na frente e o tempo de leitura vai se tornando corrido, então, reservar um tempo só para ele foi gratificante e recompensador, pude colocar alguns de seus contos em dia e ficar ainda mais ansiosa para ler os outros que faltam.
Por mais que eu conheça o monstro Cthulhu, por alto, eu ainda não havia lido a esse conto, sendo assim o meu primeiro contato direto com essa mitologia criada pelo Lovecraft. A minha experiência de leitura foi a melhor possível. O autor tem uma escrita que flui rápido e te deixa imerso na história, sem querer em nenhum momento interromper a leitura. 
A mitologia criada pela mente do Lovecraft é indescritível e insana, tudo de um jeito bom. Ao mesmo tempo que você se encanta por Cthulhu e seu mundo submerso, você também sente medo e agonia de algo tão monstruoso e destruidor. Você sente o poder emanando desse ser e se sente insignificante perante a algo tão devastador e incrível, mostrando assim que somos meros humanos sem força e opinião sobre nada. Não temos importância no mundo. Não somos nada além de uma casca que vive em função de nada, apenas esperando por uma destruição maior que nos fará escravos.
Sei que se trocarmos o Cthulhu por outra aparição, a história pode até ser familiar em alguns aspectos. Porém, nada é tão assustador quanto estar perante a esse deus antigo e milenar. Chega a ser quase impossível você terminar a leitura e não refletir sobre ela, seja por conta dos medos que a história te despertou ou porque você acredita que isso possa ocorrer algum dia. Não importa. A sensação que você terá com essa leitura será única e indispensável, e não digo isso apenas porque sou fã do escritor, mas porque é uma experiência de leitura diferente das demais.
Posso dizer que O Chamado de Cthulhu é um dos melhores contos que já li e que, com certeza, não perderá o seu posto entre os melhores. A história me prendeu do início ao fim e me deixou tão apreensiva quanto o narrador. Ao final da leitura fiquei com a impressão de que um segredo foi transmitido para mim e que agora só me resta esperar pelo fim do mundo e a dominação dos seres superiores.
Mesmo que você não tenha tido nenhum contato com os textos do Lovecraft ou até mesmo se você já leu, gostando ou não, indico que leia a esse conto. Se você é fã de terror, seja no cinema ou na literatura, torna-se automaticamente uma leitura obrigatória e essencial. Vale muito a pena conhecer essa mitologia e se deixar ser induzido a perder mais um pouco de sanidade (ou grande parte da que sobrou).


Essa resenha faz parte da Maratona Literária Macabra. 
Leia também as resenhas das outras meninas, que são de contos variados de terror: 
Eu Duarda 
Comentário(s)
14 Comentário(s)

14 comentários:

  1. Amazing blog , keep it up, all the best.

    ResponderExcluir
  2. Thanks for sharing amazing information!!!!!!
    Please keep up sharing.
    I read this article. I think you put a lot of effort to create this article. I appreciate your work.

    ResponderExcluir
  3. Marketplace
    Thank you very much for your knowledge sharing initiative. I’ve found some organization for EggDonation. But seems their demanding charges are not reasonable. Can you disclose it here? How much money is actually needed for fertility your work?

    Thank you very much for your knowledge sharing initiative. I’ve found some organization for EggDonation. But seems their demanding charges are not reasonable for the service. Can you disclose it here? How much money is actually needed for

    ResponderExcluir
  4. its amazing plz do sharing ...
    Digital marketing company in Hyderabad

    Twitter :https://twitter.com/Sabletraffic1
    LinkedIn :https://www.linkedin.com/in/sable-traffic-218a6b141/
    Facebook :https://www.facebook.com/sable.traffic
    http://www.sabletraffic.com/
    Gmail id:sabletraffic@gmail.com
    Contact info :+918886903536

    ResponderExcluir
  5. Twenty-four active plus five standby satellites orbit the Earth twice each day. At least four should be 'visible' to the ground at all times, allowing GPS tracking system users to precisely determine latitude, longitude and altitude

    compteur gps velo

    ResponderExcluir
  6. Such a nice informative post. Thanks for this.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Very good work done. Nice informative blog.

      https://hotmailpassword12.weebly.com/















      Excluir
  7. An issue associated with account hacking Gdax.
    Are you dealing with the hacking issue in Gdax? Do you need assistance to deal

    with such errors in no time? Just take your phone and dial Gdax customer support

    number
    1888-764-0492 which is all the time active and users can contact on

    it anytime to get rid of the errors in short-interval of time. The skilled team

    is always there to attend you and give equal attention to your troubles and try

    to fix them with politeness and dedication.
    https://www.cryptophonesupport.com/wallet/gdax/

    ResponderExcluir
  8. Are you unable to deal with the password error for the Binance account? Password errors are quite sensitive and need to be fixed soon. You don’t have to worry about the technical errors anymore as you can always call on the Binance customer support 1888-764-0492. The team of skilled executives is always by your side to resolve your errors which are bothering you and can be fixed immediately under the assistance.
    Binance Number
    Binance Login issue
    Binance Contact Number
    Binance toll Free Number
    Binance Phone Number
    Binance Helpline number
    Binance Helpdesk Number
    Binance Customer Service Number
    Binance Customer Care Number
    Binance Exchange phone Number
    Binance Exchange Support Number
    Binance Wallet Support Number
    Binance Wallet phone Number

    ResponderExcluir
  9. thanks for share important iformation. If Users have faced problems with doing this because of 2FA login problem. If you have also faced these situations, don’t get panic, our support team will quickly resolve the issue. Contact our Kraken support number +1888-712-3146.

    ResponderExcluir
  10. Thanx for sharing such useful post keep it up

    ResponderExcluir
  11. I do not think there are any better posts in that forum. But after reading this post, I felt completely wrong.Indeed, without a successful man, it is not possible to share such posts. Thanks a lot...
    Social Media Services

    ResponderExcluir

Author Image
A autora Thainá Christine

Professora, revisora e escritora de terror. Adora se aventurar em histórias de terror e apreciar os clássicos do gênero. Preza pela representatividade e construção de personagens femininas bem construídas. Espalha Literatura por aí e coleciona autoras inspiradoras.

Conheça minhas obras