18 de novembro de 2016

#ECDF: Contos que ainda não foram adaptados para o cinema


Reprodução: Nathalie Martins
Olá leitores!
Chegou mais uma sexta-feira, e com ela veio a terceira parte do projeto Explorando Contos de Fadas, que está sendo desenvolvido em parceria com a Nat do faNATic, e por isso, não se esqueçam de dar uma passadinha no canal dela para ver o terceiro vídeo.
No post anterior, o foco foi apresentar para vocês adaptações que ainda não são muito conhecidas e reconhecidas, e hoje o nosso objetivo é um pouco parecido, mas focando em contos. Vou falar sobre dois contos de fadas, escritos pelos irmãos Grimm, que não são muito conhecidos pela maioria das pessoas, e explicar um pouquinho do porque eu escolhi eles e também porque eu acredito que deveria haver adaptações baseadas nessas histórias. Serve também como recomendação de leitura, viu? 
Reprodução: Google
O conto A Protegida de Maria vai relatar sobre fé, perdão e sinceridade. A história conta sobre uma menina, que quando pequena foi resgatada da pobreza por Maria e levada para morar no céu junto com os anjos. Um dia, quando Maria teve que sair do céu por algumas semanas, presenteou a menina com treze chaves, alertando-a que só deveria usar doze delas e não poderia abrir a décima terceira porta. Foram se passando os dias e a menina foi abrindo todas as portas permitidas, até que sobrou a de nº 13. Ela começou a se sentir entediada ali no céu, mesmo com a presença dos anjos, e então decidiu dar uma pequena espiada na porta proibida. Quando Maria voltou, expulsou-a do céu e abandonou-a em uma floresta, onde ela viveu sozinha por muitos anos de sua vida, até ser encontrada por um rei. O rei se apaixonou por ela e os dois se casaram. Porém, toda vez que nascia um filho, Maria vinha ao seu encontro e levava-os ao céu, sendo assim até que a moça falasse a verdade sobre ter aberto a porta.
Não vou me estender sobre o final do conto, pois acredito que todos deveriam lê-lo e tirar suas próprias conclusões. Maria sempre perguntava para a moça se ela havia aberto a porta proibida e a moça negava, acarretando em ações negativas por parte de Maria. O final nos mostra o poder da fé e do perdão, e o quanto a verdade é importante em nossas vidas. Um conto que daria uma ótima adaptação e traria muitos ensinamentos para as crianças, principalmente sobre religião (sem expor nenhum específica). Mas, já que ainda não temos uma adaptação, por que não pegarmos como prática a leitura desse conto para os pequeninos?
Reprodução: Google
João Sem Medo é a história de João, um garoto que mora com o pai e o irmão mais velho, e que não sente medo de nada (título bem sugestivo, não é?). Sempre quando seu pai precisa de algum serviço, ele pede ao filho mais velho, porém o irmão de João não acata aos pedidos quando é preciso ir a noite e passar ao lado do cemitério, pois tem medo. João, que nunca sentiu medo, não entende o motivo do irmão se apavorar com algo tão simples, e por isso seu pai o manda passar um tempo com o sacristão para que possa aprender a sentir medo. Durante a estadia do menino na igreja, uma tragédia aconteceu. Embora a tragédia não tenha despertado medo em João, despertou o ódio em seu pai, que logo o mandou embora de casa e pediu para que nunca mais voltasse. Determinado, o garoto foi embora e decidiu que aprenderia o que era sentir medo. A partir disso, João foi ao encontro de novas aventuras e à procura do próprio medo.
Acredito que o conto serve de inspiração para muitas crianças, principalmente para se lidar com o medo. Creio que o medo seja algo persistente na vida dos pequenos (e dos grandes também), pois sempre há aquele medo do escuro ou de "fantasmas", e o conto quebra com essa barreira. A história mostra que é possível conviver com o desconhecido sem temê-lo.
Para uma adaptação, a história se encaixaria perfeitamente, embora o final do conto não tenha me agradado tanto assim. Ao meu ver, o final poderia ser modificado e explorado melhor em uma trama, tendo um fechamento mais impactante e significativo.
E então leitores, gostaram da terceira parte do projeto? Estamos quase na reta final e estou adorando cada momento. A reciprocidade que estou recebendo de vocês está me fazendo muito feliz e vejo que o projeto está agradando a todos, por isso cada comentário é muito importante para o nosso crescimento e para nos manter informadas sobre o que estão achando. Não esqueçam de visitar e assistir aos vídeos da Nathalie e conferir os contos que ela gostaria que virassem adaptações no cinema. Um beijo e até a próxima.

20 comentários:

  1. O do João eu já li e o da Maria ainda não mas fiquei mega curiosa, eu gosto bastante dos conto dos irmãos Grimm e sempre que tenho oportunidade dou um jeito de ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ler depois o da Maria, é uma história muito bonita e com grandes ensinamentos. Recomendo forte.

      Excluir
  2. Parecem ser muito interessantes, só conhecia o do João. Apesar de filmes não me chamarem tanta atenção pois prefiro séries e livros, gostei bastante desses. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, eu citei os contos e eles ainda não tiveram nenhuma adaptação para o cinema.

      Excluir
  3. Adoro os irmãos Grimm, mas os contos originais dele são bem "pesados" haha, acho que por isso os autores vivem adaptando as historias originais, tem uma serie que se chama GRIMM, que nossa! são os contos fielmente! Adorei sua postagem, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia essa série, vou dar uma procurada. Obrigada pela dica!

      Excluir
  4. Os contos dos irmãos Grimm, são os meus favoritos! Ainda não tinho lido o da Maria, mas o do João já. Esses contos são bem pesados e a maioria, só pra gente ler os contos verdadeiros, depois de grandes, HAHAHA

    Beijão <3

    www.eoblush.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, hahaha. Mas, os que eu citei são leves, não tem nada macabro ou pesado neles, pode ler sem medo.

      Excluir
  5. Adorei sua postagem, pois adoro contos. Só conhecia a do João e fiquei bem entusiasmada com os irmãos Grimm que já tinha ouvido falar, mas nunca cheguei a ler. Obrigada!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler depois, garanto que vai adorar!

      Excluir
  6. Nunca li nenhum desses, já vô providenciar pois mão ler e principalmente amo contos de fadas. Seu Post está incrível, de querer ficar lendo sem parar. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada. <3 Espero que aprecie a leitura.

      Excluir
  7. Esses dois contos não conhecia, cara tem tantas coisas dos grimm que ainda não li, acho que só consegui ler o "Contos e lendas dos irmãos grimm" volume 3 e 4, os caras eram geniais, pena que boas partes dos contos, não sejam muito adaptadas.
    (๑◕ ₃ ◕๑) Crazy and Kawaii Desu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tinham uma mente incrível mesmo! Não sabia desses livros que você citou, vou dar uma procurada, obrigada pela dica! Eu também não li muitos contos deles, ainda faltam vários para conferir, mas os poucos que li eu gostei bastante, e realmente é uma pena que muitos não foram adaptados, pois dariam um ótimo filme.

      Excluir
  8. Não conhecia os dois contos, mas parecem ser bastante "punk". Acho que esse é um dos motivos de sempre rolarem algumas adaptações mais leves e tal. Fiquei feliz em conhecer um pouco mais sobre as histórias dos irmãos GRIMM, parecem ser bastante famosos! Beijos, adorei seu post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Eu não achei ambos os contos pesados, mas às vezes ao olhar de outras pessoas podem parecer. Indico que leia e tente tirar suas conclusões, e claro, espero que desfrute das leituras.

      Excluir
  9. Olá! Eu sou a pessoa mais desleixada da vida com a leitura. Não era, me tornei. Em 2017 uma das minhas metas será sem dúvida alguma, voltar a ler com frequência. Não conhecia a protegida de Maria, fiquei bem curiosa!
    Beijos
    www.hashtagtecontei.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! Mas, o importante é ler por prazer, e não por obrigação. Se tiver um tempinho, leia "A Protegida de Maria" depois, é um ótimo conto!

      Excluir
  10. Ola boa tarde tudo bem? Eu ainda não li nenhum conto deles,mas todo mundo que lê recomenda,parabéns pelo projeto em si,vou esta dando uma olhada nos videos dela no youtube,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. <3 Espero que goste dos vídeos dela também!

      Excluir

 
Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lory Design