27 de setembro de 2016

Sobre a adaptação de "Como Eu Era Antes de Você"


Reprodução: Google
Louisa Clark vive em uma pequena cidade de campo inglesa. Sem direção certa em sua vida, a criativa e peculiar garota de 26 anos vai de um emprego a outro para tentar ajudar sua família com as despesas. Seu jeito alegre, no entanto, é colocado à prova quando enfrenta o novo desafio de sua carreira: ser cuidadora e acompanhante de Will Traynor, um banqueiro jovem e rico, que se tornou cadeirante após um acidente ocorrido dois anos antes. Não mais uma alma aventureira, mas o agora cínico Will, está prestes a desistir. Isso até Lou ficar determinada a mostrar a ele que a vida vale ser vivida. 
O filme Como Eu Era Antes de Você (Me Before You) é uma adaptação do livro de mesmo nome, da autora Jojo MoyesJojo Moyes é uma autora renomeada de romance com vários outros livros na lista de mais vendidos, entre eles: A última carta de amor, A garota que você deixou para trás e Um mais um.
O lançamento do filme foi em junho desse ano e contou com muitos nomes famosos e adorados no elenco: Emilia Clarke (de Game Of Thrones), Sam Claflin (de Jogos Vorazes), Matthew Lewis (de Harry Potter), Charles Dance (de Game Of Thrones), entre outros.
Essa adaptação (como creio que também aconteça com a maioria) ficou dividida nos corações dos amantes da obra literária. Eu, como uma grande admiradora da história, me senti realizada, até porque foi tudo bastante fiel ao que havia lido, mas ao mesmo tempo senti que faltou algo, algum detalhe. 
Hoje não estou aqui para aprofundar nos detalhes ou esmiuçar sobre cada cena, mas, vim deixar um pouco da minha opinião e o que senti ao assistir o filme. E para isso, vou fazer uma mini lista dividindo-a em: pontos positivos e pontos negativos. Lembrando que: são os pontos positivos e negativos ao meu ver, na minha visão, que eu achei. 


Reprodução: Google
Ao meu ver, entre os pontos positivos estão:

A escolha do elenco
Esse ponto pode ser tanto positivo quanto negativo, pelo menos foi para mim em partes. Quando saiu a escolha dos atores que estariam nos papéis principais, Emilia Clarke como Louis e Sam Clafin como Will, fiquei dividida. Eu adoro o trabalho da Emilia em Game Of Thrones, tendo a Daenerys como uma das minhas personagens preferidas da série, e ter ela como Louis me deixou muito animada, porém, tive a reação oposta quando me deparei com o Sam. Eu já vi alguns trabalhos dele e realmente não tenho nada contra a sua atuação, até gosto, mas ele não se encaixou no meu perfil de Will (isso foi só comigo?). Eu esperava um homem mais velho, com um rosto maduro e que mostrasse que já viveu muitas experiências durante a vida, mas o Sam Clafin tem um rosto de menino, e não consegui ver ele na pele do Will. Não posso dizer que me surpreendi, que "paguei a minha língua" ou que até mesmo confirmei minhas expetativas, foi uma atuação boa.
Quanto ao resto do elenco, acredito que cada um se encaixou perfeitamente no seu personagem, como se fossem feitos para eles e/ou escolhidos a dedo. A Emilia e o Sam tiveram uma boa conexão e conseguiram passar de uma ótima maneira o amor do casal. As atuações conseguem passar todos os sentimentos da trama e te fazem suspirar e chorar junto com eles.

Frases e diálogos retirados diretamente das páginas
Não é ótimo quando uma adaptação sai melhor ainda do que imaginávamos? Algo que me surpreendeu durante o filme foi ouvir as falas que eu havia lido no ano passado e reconhecer todas. Foi uma sensação incrível sentir que o filme estava indo por uma estrada realmente certa. Ter aquelas frases marcantes, que muitas vezes nos serviram de inspiração em algum momento da vida, expressadas na tela foi uma coisa linda de se ver e sentir. Foi quando eu percebi que tinha muito do livro, muito mais do que imaginei, naquelas duas horas.

A trilha sonora
Não sei se vocês perceberam, mas ultimamente algumas adaptações de romances estão vindo com o Ed Sheeran na trilha sonora, por exemplo no caso de A Culpa é das Estrelas. Em Como Eu Era Antes de Você não é diferente. Que eu identifiquei, são duas músicas do cantor durante o filme, músicas lindas que completam perfeitamente o ar da história.
A trilha sonora sempre faz toda a diferença nos filmes, dando um toque mais completo e muitas vezes nos passando mais do que os próprios atores e suas falas, e nesse caso não foi diferente. As músicas do Ed Sheeran deram uma ótima forma ao clima de romance e fez com que as cenas ficassem ainda mais apaixonantes. Vale a pena dar uma procurada em outras músicas do cantor depois.

Eu não gostei de:

A história fluiu rápido demais
Sei que não dá para colocar tudo que há nos livros dentro dos filmes e que sempre acontecem cortes, inclusive de partes essenciais da história, mas isso não é desculpa para correr contra o tempo. Dá para fazer um romance bom, colocando os pontos mais importantes e que flua de uma maneira natural. Só que, ao meu ver, isso não aconteceu. O diretor correu com a história, fazendo com que tudo acontecesse muito rápido e dando a impressão de que não passava quase nenhum tempo entre as cenas. Foi algo que abalou um pouco com a história e deixou algumas coisas rápidas demais.

O jeito que expressaram os sentimentos do Will (ou a falta deles)
Esse ponto é difícil de ser comentado sem dar spoilers, mas tentarei ao máximo.
O Will foi retratado de uma forma até bastante errada. Temos a impressão de que ele é um homem frio, arrogante e que pensa somente em si mesmo, mas não é por aí. Sabemos como ele sofreu o acidente e o que resultou depois disso, mas algo que não ficou claro são os seus sentimentos quanto a isso. O próprio Will, no filme, chega a dizer que não se sente o mesmo de antes, que o lugar dele não é naquela cadeira e que ali não se sente livre. Mas, e o resto? E as dores e o sofrimento interno?
Ouvi comentários que abordavam que ele era frio e não tinha coração, tudo isso por causa do que desejava, mas não ouvi comentários sobre como ele realmente se sentia em relação ao resto da sua vida. Além do mais, creio que não devemos julgá-lo assim, já que não ficou explícito exatamente tudo e por isso não sabemos o que se passa dentro dele e na sua cabeça.
Sei que o filme retrata a vida dele depois do acidente e deixa "claro" a sua decisão e o seu pensamento, mas na minha opinião aquilo não foi o bastante e nem tudo.

Independente da minha opinião, eu indico o filme para todos aqueles que adoram o livro ou uma história de amor. É um romance leve, com algumas pitadas de humor e que vale a pena ser admirado. Vamos deixar o pensamento de que "o livro é sempre melhor que o filme", e  apreciar a história, independente do seu tipo de mídia. Tirar um tempinho livre, separar uma pipoca e assistir ao lado de quem mais lhe faz bem.

28 comentários:

  1. Adorei a dica,eu adoro história de amor,acho lindo romance,até porque sou romântica rsrs.
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?! Eu não li o livro, e confesso que estou doida pra ler. Porém, eu assistir o filme. E eu amei demais, amei muito esse filme. Achei um pouco emocionante. Só não gostei em que ele encomenda a morte dele.. Isso é meio triste.. Mas tanto o livro quanto o filme, são ótimos e contém uma historia de amor linda. Eu tou doida pra ler o outro, que fala sobre ela depois que ele morreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, o livro "Depois de Você", né? Eu tenho ele, mas ainda não li, também estou bem ansiosa para saber o que aconteceu com ela.

      Excluir
  3. Eu li o livro antes de assistir o filme e adorei toda a abordagem <3 Me encantei pelos personagens, roteiro, cenário e até pelas roupas da Lou hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As roupas dela são incríveis, né? Eu também adoro! Hahaha. São diferentes e combinam muito com a personalidade da personagem.

      Excluir
  4. PRECISO ASSISTIR A ESSE FILME,SO OUÇO COISAS BOAS SOBRE ELE,MAIS TENHO A PLENA CERTEZA QUE VOU CHORAR LITROS DURANTE E DEPOIS HEHE,MENINA PRA QUER FAZER ESSA RESENHA PRA DEIXAR EU TÃO CURIOSA PRA ASSISTIR ASSIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, assiste logo, poxa. É só assistir com uma caixa de lencinhos do lado, super de boa, hahaha.

      Excluir
  5. Eu nunca li o livro e nem assisti o filme. Mas estou vendo relatos bem negativos a respeito da adaptação não ser fiel ao livro. Mesmo assim, acho que a história é super bonita e tenho vontade de assistir. Preciso de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a adaptação é mais fiel do que era de se esperar, e é mais fiel que muitas outras por aí. Sei lá, acho que precisamos olhar para o livro e o filme de formas diferentes, sabe? Mas, leia. Acredito que vá gostar.

      Excluir
  6. Adorei o seu post, mas como eu ainda não tive oportunidade de ler o livro não consigo fazer algumas comparações, mas eu gostei bastante do elenco e o que eu não gostei muito é do fim da estória. Na minha opinião a gente ta vivendo um momento muito louco nos beste sellers, eu sei que a vida real é feita de doenças e mortes e coisas ruins também, mas quando lemos um livro ou vemos um filme buscamos uma semelhando com a realidade, porém uma fuga das mazelas da vida real. Talvez esse sucesso todo seja por causa da proximidade com a realidade, mas pra mim, falta se mais sorrisos e menos lagrimas rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! Muitas pessoas ficaram bem tristes com o final e não gostaram, e concordo com o que você falou, mas por outro lado acho importante. Acredito que estamos cheios de romances clichês por aí que sempre o casal fica junto e feliz para sempre, e é bom mudar isso.

      Excluir
  7. Eu nunca li o livro, e só soube da existência do filme quando uma amiga minha que tinha lido me falou.. Ela disse que o livro é muuuuito intenso e que nem sabia se teria coragem de ver o filme pq ela ficou extremamente sensível com o livro... Eu vi o filme e amei! Como não tenho comparação com o livro, achei bem suficiente. É uma história muito bonita apesar de triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver oportunidade, leia o livro. Eu me senti igual a sua amiga, e até fiquei com receio de assistir ao filme, mas me arrisquei, e realmente a minha experiência não foi tão sensível como na leitura. Mas, é um ótimo filme de romance.

      Excluir
  8. Eu não cheguei a ler o livro e por esse motivo optei por não assistir ao filme hehe Prefiro fazer na ordem certa :)
    Mas amei sua resenha e só pelos personagens já me conquistou, preciso urgente comprar o livro pra assistir logo esse filme kkk
    Beijinhus e parabéns pelo post.

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim com adaptações, mas nem sempre consigo me segurar para ler o livro antes, hahaha. Compre logo e leia, você vai adorar. <3

      Excluir
  9. Eu lembro quando saiu esse filme, todas as meninas morriam por ver ele kkk eu ainda nem vi o filme, nem li o livro, imagina !! vou ver se me atualizo e vejo, assim fico mais por dentro...
    Voce escreve de uma manera fascinante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada! Fiquei muito feliz com o seu elogio, de verdade. <3

      Excluir
  10. Desculpa amiga, confundi tudo aqui kk mas como eu disse eu ainda não li o livro e nem assisti o filme ainda, mas pelo que eu andei vendo nos feedback do filme muita gente adorou ! Amei o post, beeijos :) (obs: O Ator Sam Claflin é um gato haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina amore, acontece. Eu não gosto muito desse ator, mas ele é realmente muito bonito, hahaha.

      Excluir
  11. Bom, pra mim eu amei o filme, de começo já devo dizer que só li o livro um mês antes do lançamento do filme, então eu já tinha visto fotos e trailers, e pra mim os personagens eram prefeitos. Então quando eu assisti, eu não senti nada além de emoção pq, pra mim aqueles já eram os personagens perfeitos.
    Estou seguindo o seu blog com meu e-mail, você pode me dar uma ajuda pra eu completar os 150 seguidores? http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. Às vezes isso acontece, e é ótimo assim, porque ter decepção com adaptações é muito ruim.
      Segui o seu blog, sucesso!

      Excluir
  12. Adorei o post e as comparações, mas ainda não tive tempo de ler o livro. Já baixei no Kindle mas vou ler somente nas férias. Quanto ao filme não poderia ter escolha melhor do que Emilia Clarke e Sam Clafin. Adoro esses dois artistas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste da leitura! Emilia Clarke é uma fofa, né? Adoro ela.

      Excluir
  13. Ameii o post! Mas como eu ainda nao li o livro, eu tbm nao quis ver o filme. Mas com alguns spoilers que eu fui acumulando, ja vi que tem que ser dessas histórias pra ler ou assistir fora da epoca da minha TPM..hauhauhau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é melhor, viu! Se não é capaz de você desidratar depois de tanto chorar e precisar de muito chocolate.

      Excluir
  14. Ahhhhh, eu amo esse filme e esse livro! Umas das melhores adaptações da vida. E a Lou e Will❤❤ e eu não acho que correu não, achei que foi tudo singelo e bom. Mas o post ficou muito bom! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acho que eu estava esperando mais detalhes na história. Acabo esperando o livro inteiro nas adaptações, haha.

      Excluir

 
Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lory Design