22 de dezembro de 2015

Resenha: Nildrien, O Pergaminho - Manoel Batista

         

Nildrien - O Pergaminho 
Autor: Manoel Batista 
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Minha Classificação: ★★★★ (4/5)
Adicione no Skoob
*Livro cedido pelo autor
Ao chegarem nas profundezas da Caverna Antiga, um grupo de mineradores encontraram um artefato antigo e poderosíssimo: o pergaminho de Arkross Shawron, o maior mago que existiu em Nildrien. Esse pergaminho contém toda a magia de Arkross, seus maiores feitiços e poderes, o que causaria estragos absurdos se caíssem em mãos erradas, ou melhor dizendo, caso caíssem nas mãos do rei de Asenhar, o reino das Trevas.
Com tantos perigos e tantos monstros furiosos espalhados pela Caverna Antiga, apenas um minerador conseguiu escapar do local. Pensando em ganhar dinheiro através de sua descoberta, fez um mapa e decidiu vendê-lo para alguém corajoso o bastante. Seus planos não deram muito certo e seu mapa acabou caindo nas mãos de um mercenário que logo vendeu-o para o reino de Asenhar.
Quando essa notícia chega aos ouvidos da rainha Dyla, do reino de Nalim, contando com a ajuda e apoio do rei Skyllus, do reino da Luz, ela decide montar um grupo e mandá-lo em uma expedição até a Caverna Antiga com um único objetivo: conseguir o pergaminho, custe o que custar. 
Liderado por Damian, um meio-elfo, um grupo de 15 pessoas (incluindo meio-demônios, meio-dragões, guerreiros, lutadores, clérigos, paladinos e humanos) sai de Nalim em busca do pergaminho, muitos sem saberem sobre o real motivo daquela expedição e sobre os perigos que poderiam enfrentar pela frente. Porém, todos haviam o mesmo pensamento de honrar o seu reino.

Os personagens
Somos apresentados a 15 personagens principais: Damian e sua irmã Marlin, o meio-dragão Reks, os meio-demônios Hanns e Hant, o paladino Kylet e suas protegidas Verônica e Ylis, os lutadores Histran e Mike, os guerreiros Karson e Mistia, a princesa Lóris e suas amigas Myat e Karedrine. Esse é o grupo formado pela rainha Dyla para ir atrás do pergaminho.
Além do grupo do reino de Nalim também presenciamos um pouco a jornada da dupla Nayhan e Raven. Nayhan é um mercenário que fará de tudo para colocar as mãos nesse poder, incluindo se aliar a um nobre desconhecido de Nalim, que por sinal não é uma pessoa muito honesta, já que está dando as costas para o seu próprio reino.
Também é enviado para a Caverna Antiga um grupo do reino de Asenhar. Um grupo que passará por cima e matará quantas pessoas forem necessárias para conseguirem o que querem. 
Vamos acompanha-los de perto através de suas jornadas, perigos e buscas. Veremos o crescimento de cada personagem, tanto por sua força e poderes quanto como pessoa. E cresceremos junto com eles. 

A edição
Gostaria de dizer que o trabalho da editora foi tão bom quanto a história que li, mas infelizmente isso não ocorreu. A capa do livro é linda, as folhas são amarelas e o tamanho da letra é boa, mas encontrei muitos erros de gramática e falta de concordância nas frases, as vezes fazendo ficar um pouco sem sentido e confusa. Também há trocas de nomes, e uma delas me deixou bastante confusa e sem saber de quem estavam falando, o que prejudicou essa parte da minha leitura.
Espero que os erros da editora não prejudiquem o ótimo trabalho que o autor fez e que nas próximas edições consertem esses erros (alguns chegaram a ser gritantes!). Sei que a história pode sair prejudicada por causa disso, inclusive a fama do autor, mas lembremos que isso foi culpa da editora e não dele. Então, tentem relevar isso na leitura e não deixem isso atrapalhar a ótima história que será apresentada para vocês.

Minha opinião
O Manoel entrou em contato comigo e me enviou o livro, sendo a primeira parceria do blog. (Obrigada Manoel, eu adorei!) Estou muito feliz, pois a parceria foi ótima e eu adorei receber esse livro e ter me envolvido tanto na história, além dele ser super simpático e ter tido a maior atenção de conversar comigo e receber minha opinião. Lembrem-se que tudo que eu estou falando é minha opinião, então independente desse post ser fruto de uma parceria eu estou aqui pra falar tudo que eu achei do livro em todos os aspectos, sejam positivos ou negativos.
Essa foi a minha primeira leitura de fantasia. Nunca tinha lido nada antes, apenas ficado na vontade e curiosidade, mesmo gostando bastante desse gênero em filmes. E foi uma primeira experiência agradável e satisfatória. 
A história d'O Pergaminho é ótima! Há muitas cenas de ação e de tirar o fôlego. A cada capítulo acontece alguma revelação ou batalha te deixando com vontade de ler logo o próximo. É daqueles leituras que você não quer parar nem pra comer, porque te prende de uma maneira incrível e você quer apenas saber o que acontecerá com os personagens.
O autor escreve muito bem, apesar de eu ter achado muitas palavras repetitivas e que não seriam necessário na frase (ou poderiam ter sido substituídas por sinônimos pra não ficar essa sensação de repetição constante). Fora isso, a leitura fluiu muito bem e até rápido ao meu ver. Sou uma pessoa que lê devagar e que leva muito tempo lendo livros até mesmo pequenos, mas me surpreendi com o tempo que levei pra ler esse que tinha quase 600 páginas. Isso é a prova que a história realmente te envolve e conquista. Ele também criou um mundo só para a história dele, com deuses e reinos próprios, o que me chamou bastante a atenção e me deixou com curiosidade pra conhecer mais.
Sou a favor de ler cada vez mais autores brasileiros e gostaria de expandir isso na área de leitura de todos, e é lindo ver que nossos autores estão entrando em vários gêneros diferentes, sendo assim, tendo para todos os gostos. 
Eu recomendo o livro Nildrien - O Pergaminho e gostaria que todos tivessem a oportunidade de desfrutar dessa leitura maravilhosa. Entrar nesse mundo lindo que é Nildrien e se divertir com as aventuras mágicas dos personagens. Não tem como se arrepender. Vale muito a pena!


Uma vida sempre seria mais importante do que qualquer poder ou conhecimento. (Pág. 396)

8 comentários:

  1. Muito obrigado Thainá, muito bom saber que você gostou de Nildrien!!! Adorei sua resenha e já aguardo ansiosamente pela sua opinião sobre minhas próximas obras, um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você! Já estou ansiosa pra ler suas próximas obras, será um prazer!
      Beijos

      Excluir
  2. Não conhecia este livro, mas adorei sua resenha! Gostei da maneira que você dividiu os temas!

    Beijos, Jac
    http://www.blogbehindthewords.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Dá uma conferida no livro depois, você irá adorar!
      Beijos

      Excluir
  3. A resenha ficou realmente boa. Gosto muito do modo como você escreve. Parabéns!

    ResponderExcluir

 
Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lory Design